sexta-feira, 11 de junho de 2010

Como foi inventada a escrita?


Na pré-história o ser humano começou a usar desenhos e pinturas para contar as coisas que aconteciam na sua vida, e foi por causa desses desenhos que ele teve a ideia de representar as palavras que dizia.
Quando o homem começou a plantar, criar animais e construir casas e cidades a escrita passou a ser necessária, pois ele precisava contar o número de bois, vacas e ovelhas que possuía para controlar os produtos que vendia.
Os sumérios, egípcios e chineses inventaram os primeiros sinais há 5 mil anos, pois necessitavam registrar os acontecimentos. Existiam muitos sinais e era impossível decorar todos eles. Foi aí que alguém teve a ideia de usar o mesmo sinal para palavras que tinham o significado parecido.
Há mais ou menos 4 mil anos descobriram então que os sinais podiam representar o som da fala e podiam também ser usados para as sílabas das palavras.
Os gregos há 2.500 anos inventaram o primeiro alfabeto e desde lá os seres humanos usam diversos tipos de escrita bem diferentes da nossa; como a escrita russa, japonesa, árabe e chinesa, que parecem desenhos e letras invertidas.
Os países que falam a língua portuguesa, espanhola, italiana, inglesa, francesa, alemã e muitas outras utilizam o mesmo alfabeto que nós.

2 comentários:

  1. Me ajudou muito seu texto! Pois precisava de uma introdução sobre escrita para meu filho Philipe de 5 anos. Obrigada. Tatyane

    ResponderExcluir
  2. Ótimo... muito providêncial.

    ResponderExcluir